Ex-refém espanhol e sua embaixada agradecem a Argélia após libertação

Um espanhol que havia sido sequestrado na fronteira entre Argélia e Mali, e o embaixador de seu país, agradeceram à Argélia nesta quarta-feira (22) pela ajuda em sua libertação.

Identificado como Joaquin Navarro pelo Ministério da Defesa argelino e como Gilbert Navarro pela Presidência argelina, o ex-refém chegou na noite de terça-feira à base militar de Bufarik, 25 km ao sul de Argel.

“Estou muito feliz de estar aqui. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer às autoridades argelinas pela gentileza, especialmente ao presidente da República (Abdelmadjid Tebboune), sabendo que ele sempre esteve presente”, disse Navarro em francês.

O embaixador espanhol “agradeceu profundamente” às autoridades argelinas pelas “ações decisivas” e por todas as medidas tomadas para alcançar este resultado.

Em um comunicado divulgado na terça-feira, o ministério informou que Navarro foi sequestrado em 14 de janeiro por uma “gangue armada de cinco indivíduos, enquanto fazia uma visita turística”.

A libertação foi anunciada na terça-feira pelos rebeldes tuaregues no norte do Mali, que disseram que foi possível graças à sua intervenção.

abh/fka/cab/mab/mb/jc/aa