Economia

Ex-procurador-geral da Aneel, Ricardo Brandão é novo diretor executivo da Abradee

O ex-procurador-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Ricardo Brandão assume nesta terça-feira, 1º, o cargo de diretor executivo de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Ele vai trabalhar diretamente com o presidente da entidade, Marcos Madureira. Brandão substituirá Marco Delgado, conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) desde maio.

Brandão foi procurador-geral da Aneel entre 2012 e 2015. Deixou o cargo para concluir um mestrado em Direito (Master of Laws) pela Universidade de Stanford, na Califórnia. Ao retornar ao Brasil, tornou-se assessor especial na Secretaria Executiva no Ministério de Minas e Energia (MME) e foi um dos integrantes do governo responsáveis por elaborar a proposta de modernização do setor elétrico – conhecida como Consulta Pública 33. Essas ideias integram hoje o PLS 232/2016, que tramita no Senado e é considerado o novo marco do setor.

Aos 46 anos, Brandão é membro do Conselho de Administração da Eletrobras. Antes de assumir o cargo na Abradee, era gerente de projetos na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia.

Brandão é bacharel em Direito e especialista em Direito Regulatório de Energia Elétrica pela UnB. Foi consultor Jurídico Geral da Eletrobras de 2018 a 2019 e assessor da Diretoria-Geral da Aneel de 2011 a 2012. Na Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, atuou no gerenciamento de ações judiciais prioritárias de agências reguladoras no âmbito do TRF da 1ª Região de 2010 a 2011 e de 2016 à 2017.

Trabalhou também na assessoria do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso e na Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, unidade junto aos Tribunais Superiores.


+ Advogada é morta e tem corpo carbonizado no Rio de Janeiro
+ Morre Liliane Amorim, influencer de Juazeiro do Norte, após complicações da realização de lipoaspiração

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Atriz e modelo sul-coreana Song Yoo-jung morre aos 26 anos
+ Pais matam as 2 filhas para provar que elas voltariam a vida
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra! + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel