SÃO PAULO, 25 OUT (ANSA) – O ex-presidente José Sarney (MDB) declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa contra Jair Bolsonaro (PL) pelo Palácio do Planalto.

Por meio de um texto intitulado “Voto pela democracia”, o ex-mandatário afirmou que Lula já “tem seu lugar na história do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos”.

“O voto em Bolsonaro é um voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso de poder”, escreveu Sarney, primeiro presidente civil após a ditadura militar.

“O voto em Lula é um voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de bem-estar social. A diferença é clara”, acrescentou.

Entre os ex-presidentes ainda vivos, Sarney, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apoiam Lula, enquanto Fernando Collor (PTB) está ao lado de Bolsonaro, e Michel Temer (MDB) preferiu a neutralidade. (ANSA).