O ex-presidente octogenário peruano Alberto Fujimori deixou o hospital, depois de superar algumas de suas doenças, e retornou à prisão para continuar cumprindo uma sentença de 25 anos, informou seu médico, Alejandro Aguinaga à AFP nesta sexta-feira.

Fujimori (1990-2000) recebeu alta na noite de quinta-feira na Clínica do Centenário do Peru, onde foi internado segunda-feira de madrugada, e retornou à sede da Diretoria de Operações Especiais da Polícia (Diroes), leste de Lima, onde é o único prisioneiro.

O ex-presidente, 81 anos, foi hospitalizado na tarde de domingo após sofrer problemas respiratórios e neurológicos (paralisia facial) e hipertensão.

Foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por dois assassinatos perpetrados por esquadrões da morte compostos por militares que operavam durante seu governo e por atos de corrupção. Encerra sua sentença em 2033.

Fez sua última declaração pública há nove dias para lamentar que Keiko, sua filha, tenha sido presa: “Existe uma obsessão política contra a família Fujimori”, afirmou ele em um manuscrito.