Ex-presidente Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata

AFP
Biden Foto: AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata, conforme informação divulgada pelo gabinete do democrata, neste domingo, 18.

Biden foi examinado por médicos na semana passada depois de apresentar sintomas urinários e um “pequeno nódulo”. O diagnostico saiu na sexta-feira, 16, com células cancerígenas se espalhando para os ossos.

“Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, disse o gabinete. “O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos”, completou.

Desistência de concorrer à reeleição

Durante o pleito presidencial estadunidense em 2024, Biden demonstrou o interesse de concorrer à reeleição na disputa contra o republicano Donald Trump.

No entanto, durante o primeiro debate televisivo contra Trump, o democrata apresentou dificuldades em articular respostas e isso fez com que houvesse uma pressão para que ele desistisse de concorrer novamente à Casa Branca.

Biden tentou resistir, mas, no dia 21 de julho de 2024, anunciou a sua desistência de disputar a reeleição e declarou apoio à então vice-presidente Kamala Harris — derrotada na eleição por Donald Trump.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, disse Biden à época.