O ex-presidente do gigante bancário Grupo Everbright, Tang Shaungning, foi detido por suspeitas de corrupção e subornos, informou nesta segunda-feira (15) a promotoria chinesa.

A autoridade nacional anticorrupção “concluiu sua investigação sobre o caso de suspeitas de corrupção e subornos de Tang Shaungning, ex-secretário do partido e presidente do Grupo China Everbright, e transferiu o caso para a promotoria para sua revisão e processamento”, disse a promotoria em comunicado.

O órgão anticorrupção do Partido Comunista da China anunciou semanas atrás a expulsão de Tang do partido por suposto comportamento inadequado, como levar livros políticos não autorizados ao país e aceitar presentes ilegalmente, como “pinturas e caligrafias de artistas famosos”.

Tang “cobiçava o prazer” e “não evitou ou resolveu riscos financeiros, violando a linha organizacional do partido”, disse o órgão.

Sua detenção, feita “nos últimos dias”, segundo os promotores, ocorre em um momento em que o setor financeiro da China enfrenta uma pressão crescente da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping.

tjx-je/smw/mas/atm/jc

CHINA EVERBRIGHT