O Comitê de Apelação da Fifa confirmou a suspensão por toda a vida do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo del Nero por corrupção, anunciou nesta segunda-feira a entidade que rege o futebol em comunicado.

“O Comitê de Apelação da Fifa confirmou a decisão tomada pela câmara de julgamento da comissão de ética de suspender o senhor Marco Polo del Nero por toda a vida de toda atividade relacionada ao futebol”, explicou a Fifa.

O ex-dirigente também foi condenado a pagar uma multa de cerca de 835.000 euros.

Del Nero havia sido suspenso por toda a vida pela comissão disciplinar da Fifa em abril de 2018, acusado de receber propina de empresas de marketing esportivo em troca dos valiosos contratos de direitos televisivos para os principais torneios sul-americanos (Copa América, Copa Libertadores e Copa do Brasil).

Del Nero, 78 anos, chegou à presidência da CBF em 2015, sucedendo José Maria Marin, atualmente preso nos Estados Unidos, condenado a quatro anos de prisão por corrupção.

Del Nero faz parte do grupo de dirigentes do futebol sul-americano que foram investigados pela justiça norte-americana em meio ao escândalo de corrupção que sacudiu a Fifa em 2015.

O ex-presidente da CBF deixou o Comitê Executivo da Fifa em final de novembro de 2015, pouco antes de entrar na mira do FBI. Del Nero sempre negou todas as acusações.

A CBF é atualmente presidida por Rogério Caboclo, ex-braço direito de Del Nero.

ebe/mcd/gh/am