LONDRES, 17 FEV (ANSA) – O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair lançou uma campanha nesta sexta-feira (17) contra o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.   

No discurso, o ex-premier pediu para os britânicos “erguerem-se” contra a saída, que deve ser efetivamente realizada a partir do mês de março.   

“O povo votou sem ter conhecimento dos termos do Brexit. À medida que esses termos se tornam claros, é seu direito mudar de ideias. A nossa missão é persuadi-los a fazerem isso”, disse Blair.   

Para o ex-líder do governo, “o nosso desafio será agora evidenciar incessantemente os custos” da saída da nação da UE, criticando o governo de Theresa May de não querer um “hard Brexit”, a saída rompendo todos os contratos com o bloco, mas um “Brexit a qualquer custo”, que seria prejudicial aos cidadãos.   

No entanto, a decisão de Blair de lançar a campanha chega tarde.   

Na semana passada, a Câmara dos Comuns aprovou o texto de saída do governo para iniciar as negociações com a União Europeia.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Agora, o documento será votado na próxima semana na Câmara dos Lordes. Porém, mesmo se houver alguma alteração, a palavra final é dos Comuns, que não tiveram dificuldades de ter maioria pelo Brexit. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias