Comportamento

Ex-prefeito é condenado por assassinato de jornalista no México

Ex-prefeito é condenado por assassinato de jornalista no México

(2019) Retrato da jornalista Miroslava Breach durante manifestação em Ciudad Juárez pelo segundo aniversário da sua morte - AFP/Arquivos


Um ex-prefeito do estado mexicano de Chihuahua foi condenado a oito anos de prisão, depois de admitir participação no assassinato da jornalista Miroslava Breach, ocorrido em 2017, anunciaram nesta quarta-feira os advogados do caso.

Hugo Amed Shultz, ex-prefeito do município de Chínipas, foi preso em dezembro e recebeu hoje a sentença em um tribunal de Chihuahua, informou a Propuesta Cívica, organização civil que assessora legalmente a família da jornalista. “Ele foi condenado a oito anos de prisão e à reparação integral dos danos, que consiste em uma indenização financeira e um pedido público de desculpas.”

De acordo com a investigação da promotoria especializada em crimes contra a liberdade de expressão, o ex-funcionário, do conservador Partido Ação Nacional (PAN), estava encarregado de “buscar e entregar informações” sobre a jornalista ao grupo criminoso que o praticou o crime.

Miroslava Breach foi assassinada depois de publicar no jornal “La Jornada” que criminosos de várias organizações estariam tentando se candidatar nas eleições locais. Ela era uma das comunicadoras de maior prestígio no norte do México e seu assassinato, com oito tiros na cabeça, desencadeou uma onda de indignação dentro e fora do país.

O México é considerado um dos países mais perigosos para a prática do jornalismo, com uma centena de comunicadores assassinados desde 2000, sete deles no ano passado e um neste ano. Mais de 90% desses crimes permanecem impunes, segundo organizações que defendem a liberdade de imprensa.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago