O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (7) que a ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Ana Cristina Valle perdeu a nacionalidade brasileira após ter adquirido registro na Noruega, país em que está desde outubro de 2022.
Ana Cristina é mãe de Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-mandatário.
Essa não é a primeira vez que ela reside no país europeu. Ana Cristina já viveu na Noruega entre 2009 e 2014.
“Declarar a perda da nacionalidade brasileira da pessoa abaixo relacionada por ter adquirido outra nacionalidade: Ana Cristina Siqueira Valle, nascida em 13 de maio de 1967, filha de Jose Candido Procopio da Silva Valle e Henriqueta Guimarães Siqueira Valle, por ter adquirido a nacionalidade norueguesa”, diz a portaria do DOU.
Investigada
Durante as eleições de 2022, Ana Cristina chegou a concorrer ao cargo de deputada distrital, mas não foi eleita.
Antes disso, em agosto de 2022, ela passou a ser investigada pela Polícia Federal sobre a suposta compra de uma mansão no Lago Sul, região nobre de Brasília (DF). Na época, ela chegou a alegar que não era dona do imóvel, apenas havia alugado por R$ 8 mil mensais, valor do seu salário como assessora da deputada Celina Leão (PP-DF).
Além disso, a ex-esposa de Bolsonaro é suspeita de participar de um esquema de rachadinhas, que consiste no recolhimento ilegal de parte dos salários dos funcionários dos gabinetes políticos.