(ANSA) – BRASÍLIA, 12 AGO – O ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento Antônio Delfim Netto faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 96 anos, “em decorrências de complicações no seu quadro de saúde”.   

O economista estava internado desde o último dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A família informou que não haverá velório aberto ao público.   

Considerado como um economista da escola desenvolvimentista, Delfim Netto comandou o Ministério da Fazenda entre 1967 e 1974, período que ficou conhecido como o do “milagre econômico”, com um crescimento de 14,4% do PIB.   

Já entre 1979 e 1987, durante o governo do último presidente militar, general João Baptista Figueiredo, Delfim Netto foi ministro do Planejamento.   

Professor emérito da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), ele também foi parlamentar após o fim da ditadura militar (1964-1985), além de ter sido eleito cinco vezes como deputado federal pelo estado de São Paulo, sendo a primeira delas em 1986. (ANSA).