ROMA, 9 MAR (ANSA) – O secretário do Partido Democrático (PD) Nicola Zingaretti, que apresentou seu pedido de demissão do cargo no último dia 5 de março, se pronunciou sobre a anulação das condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e classificou a medida como uma excelente notícia para a democracia.   

Em uma publicação no Facebook, o ex-líder da maior sigla da centro-esquerda italiana compartilhou uma foto na qual aparece acompanhado do brasileiro.   

“A Corte Suprema do Brasil anulou hoje todas as condenações contra Lula. Uma bela notícia para a democracia, a justiça, a liberdade”, escreveu.   

Antes de Zingaretti, o ex-primeiro-ministro da Itália Enrico Letta (2013-2014) também comemorou a decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular as sentenças contra Lula.   

O ex-presidente brasileiro e o ex-secretário do PD se reuniram em fevereiro do ano passado, quando o Lula visitou a Itália em sua primeira viagem internacional depois de ter deixado a prisão, em novembro de 2019. Na ocasião, Zingaretti alegou ter tido uma “belíssima conversa com Lula, um protagonista extraordinário das batalhas contra a desigualdade”. “Olhas nos olhos de cada pessoa. Enfrentar os problemas sem medo, sem atalhos da extrema-direita, que indica os inimigos e depois derruba a economia”, exaltara o italiano.   

(ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias