O criminoso sexual Keith Raniere foi condenado a pagar uma indenização de US$ 3,4 milhões (cerca de R$ 17 milhões) para 21 mulheres, que eram vítimas de suas ações como líder da seita NXIVM.

Segundo a imprensa internacional, uma parte do valor será usado para pagar os procedimentos de remoção das marcas feitas com ferro quente na pele das mulheres feitas de escravas sexuais por Keith. A outra parte, por sua vez, é a segunda parte da pena de Raniere, que está cumprindo 120 anos de prisão em um presídio federal no Arizona, nos Estados Unidos.

Fundada em 1998 como um programa de autoajuda, a NXIVM passou a se auto-intitular como uma “empresa de marketing multinível”. Com o passar dos anos, integrantes denunciaram que Keith transformava suas “clientes” em escravas sexuais.

A sede original da seita era localizada na cidade de Albany, em Nova York, mas a rede se expandiu e outros centros do grupo surgiram em mais cidades dos Estados Unidos, do México, do Canadá e outros países.

A assistente de Raniere era a atriz Allison Mack, conhecida principalmente por seu trabalho na série ‘Smallville’. No dia 30 de junho, a artista foi condenada a 11 anos de reclusão pelo seu envolvimento com a seita. Sua pena foi menor que a de Keith, já que ela contribuiu com a Justiça com novas provas e evidências dos crimes do guru e também se disse vítima das ações de seu ex-chefe.