Roseana Sarney é internada com pneumonia enquanto trata câncer de mama

A deputada federal pelo MDB foi a primeira mulher eleita para governadora de um estado brasileiro

deputada federal Roseana Sarney
Deputada federal Roseana Sarney Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, foi internada no domingo, 18, para tratar de uma pneumonia. A parlamentar entra a infecção enquanto realiza tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença.

Em um vídeo publicado no Instagram, Roseana contou que recebeu alta no dia 15 de janeiro, mas precisou retornar ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo no dia seguinte para tratar a pneumonia.

“Agora vou direto para a cirurgia e estou muito esperançosa. Acho que vai dar tudo certo. Conto com a oração de vocês e, claro, com a proteção de Deus”, relatou.

A deputada federal recebeu o diagnóstico de câncer de mama em agosto de 2025. De acordo com ela, a última sessão de quimioterapia, marcada para o dia 27 de janeiro, teve de ser suspensa. Roseana ainda informou que deve passar por uma cirurgia em breve.

Desde o diagnóstico, a parlamentar compartilha nas redes sociais os detalhes sobre seu tratamento. Ela admite que o processo não tem sido fácil, mas ressalta que mantém a fé e a esperança na cura.

A American Cancer Society destaca que o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Esse tipo é considerado mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, tem menos opções de tratamento e apresenta prognóstico mais desafiador.

Histórico de saúde

Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro. Filha do ex-presidente José Sarney, ela governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora e atuou como líder do governo no Congresso Nacional.

Essa não é a primeira vez que a deputada federal enfrenta um câncer. Em 1998, durante a campanha de reeleição ao governo do Maranhão, Roseana foi diagnosticada com a doença e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.

Até o ano de 2016, ela já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos — o primeiro deles diagnosticado aos 19 anos.