As polêmicas envolvendo o rapper Kanye West ganharam mais um capítulo essa semana. De acordo com informações da NBC News, o cantor fez comentários elogiosos ao regime nazista e usou retórica antissemita no local de trabalho por anos e pagou um trabalhador para silenciá-lo sobre o comportamento.
West entrou em um acordo com um ex-funcionário que supostamente testemunhou vários casos em que o ex-bilionário elogiou Adolf Hitler ou nazistas em reuniões de negócios. West negou as alegações feitas no acordo, de acordo com a agência de notícias.
No entanto, a NBC News também falou anonimamente com seis pessoas que afirmam ter ouvido West “mencionar teorias da conspiração sobre o povo judeu ou elogiar Hitler” em um ambiente profissional nos últimos cinco anos.
Ryder Ripps, um artista conceitual que trabalhou com o cantor de 2014 a 2018, foi o único a falar no registro, e alegou que anteriormente rejeitou os comentários de West porque ele próprio é judeu – mas nunca pensou nos comentários como “perigosos”. “Ele me contou um monte de merda sobre como ‘nazistas são bons em propaganda’, alegou o designer criativo, acrescentando que o rapper supostamente disse uma vez em 2018: “Você não está ofendido por isso, como se eu estivesse interessado em nazistas ou algo assim”, perguntou.
Embora pareça que Ripps não levou West a sério antes, parece que agora mudou sua postura conforme o comportamento do rapper se tornou mais evidente nas mídias sociais e em entrevistas nas últimas semanas. “Isso é perigoso, nojento e realmente violento”, disse o artista à NBC News.
Recentemente, a CNN publicou um relatório que afirmava que várias pessoas alegaram que West queria nomear seu álbum de 2018 como “Hitler”, mas mudou de ideia por um motivo desconhecido. Um executivo de negócios também afirmou à agência de notícias que o pai de quatro filhos falou abertamente sobre a leitura de “Mein Kampf”, o manifesto autobiográfico de 1925 escrito pelo líder do Partido Nazista.
“Ele elogiava Hitler dizendo o quão incrível era que ele conseguiu acumular tanto poder e falava sobre todas as grandes coisas que ele e o Partido Nazista conseguiram para o povo alemão”, alegou o ex-colega.
Os representantes de West ainda não deram nenhuma declaração.