Bruno Eulálio Santos, de 22 anos, foi aprovado no curso de medicina com o Sisu 2020 (Sistema de Seleção Unificada) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O futuro médico, que era ex-faxineiro em um hospital de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, contou que utilizou o método de memorização pelos flash cards para conseguir o seu objetivo, mesmo trabalhando em tempo integral.

O estudante aprimorou o método dos flash cards, que é um cartão com informações de ambos os lados, que deve ser usado como auxílio no processo de memorização. Ele criou mais de 1.300 cartas com perguntas direcionadas para lembrar o conteúdo estudado de acordo com o seu cronograma de estudo.

Segundo o R7, em cada bloco de cartas, no formato adaptado para carregar dentro do bolso da calça, tinha recomendações práticas para o momento da prova, frases de incentivo, como também a indicação da semana de estudo. “Eu sabia que não seria uma missão fácil, pois o meu trabalho exigia muito do meu tempo e para que eu pudesse ter mais conteúdo nos meus cartões”, disse Bruno. “Ingressei em um cursinho online e passei a incluir as revisões nos flash cards”, contou.

“Eu não recomendo para ninguém essa dupla jornada de estudos e de trabalho, por vezes, assistia as aulas gravadas do cursinho porque não conseguia acompanhar, devido ao dia a dia no hospital”, relatou.

Bruno estudava no trajeto entre a casa e o hospital. “Em casa eu estudava todos os dias quando eu chegava do trabalho e também enquanto estava no ônibus”, revelou.

Em março de 2020, o contrato do estudante com o hospital terminou, e ele garante que conseguiu se dedicar integralmente à faculdade de medicina com a ajuda da irmã. “Resolvi focar nos estudos e tive mais tempo para trabalhar a mente. E isso me ajudou a conquistar o meu objetivo”, concluiu.