Desde que lançou seu livro ‘Feliz Que Minha Mãe Morreu’, a atriz Jennette McCurdy, de 30 anos, tem sido chamada para inúmeras entrevistas e aparições na mídia para falar do relacionamento com sua mãe, Debra McCurdy, que morreu em 2013 depois de uma batalha contra o câncer. Jennette ficou famosa depois de interpretar Sam Puckett na sitcom da Nickelodeon, iCarly, um papel que lhe rendeu quatro Kids’ Choice Awards.
De acordo com a atriz, sua relação com a mãe sempre foi conturbada e vários abusos psicológicos e físicos aconteceram ao longo de sua criação. Recentemente, a atriz participou do programa americano ‘Red Table Talk’, onde contou que, durante sua adolescência, foi forçada pela mãe a tomar banho com ela e com seu irmão, que é alguns anos mais velho.
No programa, participaram Jada Pinkett Smith, Willow Smith and Adrienne Banfield, que leram trechos do livros de Jennette. “Mamãe me dá banho com Scotty às vezes”, disse Adrienne, lendo o trecho em voz alta para o grupo. “Ele tem quase 16 anos neste momento. Eu fico muito envergonhada quando tomamos juntos. Eu posso dizer que ele também”. No relato, Jennette tinha apenas 11 anos.
“Nós geralmente apenas desviamos o olhar um do outro”, continuou ela, acrescentando que seu irmão “se distrairia desenhando Pokémon no vidro embaçado”. A mãe de Jennette também dormia com seus filhos, além de tomar banho sempre juntos. “Quando ela nos faz tomar banho juntos, ela diz que é porque está muito ocupada”, leu McCurdy. “Scotty perguntou se ele poderia tomar banho sozinho uma vez. Mamãe chorou e disse que não queria que ele crescesse, então ele nunca mais perguntou depois disso”.
Ainda durante o programa, Jennette contou que recebeu um e-mail perturbador de sua mãe depois que fotos com seu amigo Colton foram divulgadas pelo site TMZ. O email também teve trechos lidos no ar. “Estou tão decepcionada com você”, a atriz começou a ler a mensagem da mãe no programa. “Você costumava ser meu anjinho perfeito, mas agora não é nada mais do que uma pequena vadia, vagabunda, toda usada. E pensar que você desperdiçou isso com aquele ogro hediondo de homem”, diz o e-mail recebido.
“Adicione isso a uma lista de coisas que você é: mentirosa, conivente, má. Você parece mais gordinha também. É evidente que você está comendo sua culpa. Pensar em você com o ‘ding-dong’ (de Colton) dentro de você me deixa doente. Doente! Criei você melhor do que isso. O que aconteceu com minha boa menina? Para onde ela foi e quem é esse monstro que a substituiu? Você é um monstro feio agora. Eu contei a seus irmãos sobre você e todos eles disseram que te repudiam assim como eu. Não queremos nada com você. Com amor, sua mãe – ou devo dizer ‘Deb’, já que não sou mais sua mãe? P.S. Mande dinheiro para uma geladeira nova, a nossa quebrou’”, acrescentou a mãe da atriz.
Confira a entrevista completa no “Red Table” (em inglês)
Distúrbios alimentares e busca por fama
Em entrevista à revista People, em 2021, Jennette também revelou como sua mãe controlava sua alimentação e estava obstinada a transformá-la em uma atriz de Hollywood. “Eu sei que se minha mãe estivesse viva, eu ainda teria um distúrbio alimentar”. Debra, a mãe de Jennette, impunha uma dieta restritiva quando Jennette ainda era criança. “Tive muita ansiedade por precisar comer na frente da câmera em quase todos episódios de iCarly. Era uma piada em que meu personagem se envolveu. Não sabia como lidar com isso na época”, diz um trecho do livro. No livro, ela descreve sua mãe como uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista, e conta como anos de abuso impactaram na sua saúde mental e física.
Ver esta publicação no Instagram
Abusos no programa
Além dos abusos da mãe, o livro ‘Feliz Que Minha Mãe Morreu’ também conta os bastidores de iCarly. Segundo ela, também houveram abusos por parte da produção da série. No livro, ela conta experiências que teve com algum homem de grande importância da Nickelodeon, sem citar nomes, apenas chamando de “o criador”. “Sinto que sempre preciso estar em guarda perto dele. Atendendo a ele emocionalmente”, lembra ela, alegando que ele a encorajou a beber álcool quando menor de idade e contra sua vontade, a massageou de forma não consensual e pediu que ela fosse fotografada de biquíni.
Quando o programa foi cancelado, Jennette diz que a emissora ofereceu US$ 300.000 em troca de não falar sobre seu tempo trabalhando com “o criador”. Rumores dizem que a pessoa em questão é Dan Schneider, que também sofreu acusações de má conduta e abuso por outras atrizes.
Dan Schneider é um produtor e roteirista mais conhecido por criar programas populares da Nickelodeon como Drake & Josh, iCarly, Victorious e Sam & Cat. Há alguns anos, um vídeo com uma compilação de cenas de Ariana Grande em “Victorious” viralizaram. No vídeo, a atriz e cantora aparece em cenas sexualizadas quando ela tinha apenas 16 anos.
Schneider saiu da Nickelodeon em 2018 e, em 2021, o New York Times informou que a emissora cortou laços depois que uma investigação interna encontrou evidências de abuso verbal contra seus colegas.