Ex-diretor-geral da Globo morre em São Paulo

Divulgação
Foto: Divulgação

Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morreu nesta quarta-feira, 14, aos 84 anos, em São Paulo.

Formado em comunicação e marketing pela ESPM, com diversos cursos de especialização em Nova York, nos Estados Unidos, ele teve uma trajetória de mais de 30 anos na emissora.

Antes de iniciar a carreira na emissora, Florisbal atuou nas agências de publicidade J. Walter Thompson, Norton Publicidade e Lintas Internacional.

Em 1982, foi contratado para estruturar o departamento de marketing da Globo. Sua principal missão era criar um canal de comunicação permanente entre a área comercial e os setores de programação, criação, produção e jornalismo.

Florisbal foi diretor da Central Globo de Marketing por oito anos, até que, em 1991, em um momento de crise econômica no país, foi convidado pelos acionistas da emissora a se tornar superintendente comercial.

Em 2002, assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da Rede Globo, após o afastamento, por motivos de saúde, da executiva Marluce Dias. Em 2004, foi efetivado no posto, em que permaneceu até dezembro de 2012, quando foi sucedido por Carlos Henrique Schroder.

No ano seguinte, passou a integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo, do qual fez parte até 2017.