ROMA, 30 AGO (ANSA) – O ex-presidente do Parlamento da Ucrânia Andriy Parubiy, de 54 anos, foi assassinado a tiros neste sábado (30) na cidade de Lviv, no oeste do país, em plena luz do dia.
Ainda não há muitas informações sobre o episódio, mas o jornalista Vitalii Hlahola, citando fontes policiais, apontou que o político foi alvejado quase 10 vezes por um homem que estava vestido de carteiro e usando uma bicicleta elétrica, bem como um capacete.
As autoridades locais disseram que estão considerando várias hipóteses sobre o assassinato, incluindo uma possível conexão com a Rússia. O chefe da polícia regional de Lviv, Oleksandr Shlyakhovsky, afirmou que a identidade do atirador não foi estabelecida, mas o crime teria sido planejado “com muito cuidado”.
“Profundamente chocada com o horrível assassinato do ex-presidente da Verkhovna Rada, o Parlamento ucraniano, Andriy Parubiy, em Lviv. Minhas mais profundas condolências à sua família e amigos”, lamentou Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu.
Parubiy liderou o Parlamento ucraniano entre 2016 e 2019 e comandou os protestos organizados em 2013 e 2014 que pediam uma maior aproximação do país com a União Europeia. (ANSA).