Fernanda Keulla, de 39 anos, fez um anúncio aos seus fãs de que foi diagnosticada com uma doença rara chamada Síndrome de Sjögren. A ex-participante do “Big Brother Brasil 2013” detalhou a situação por meio de um post no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
“Você já ouviu em falar em Síndrome de Sjögren? Não? Vou relatar um pouco do que venho passando e do meu diagnóstico com essa doença autoimune. Resolvi desabafar, compartilhar com vocês para que sirva como um alerta. Nossa saúde é o bem mais precioso que Deus nos deu, vamos cuidar dela, né?”, escreveu a apresentadora.
Keulla contou que se sentia cansada e fadigada com frequência, o que motivou na procura por vários especialistas para entender o que estava acontecendo.
“O meu reumatologista me virou do avesso e fechou o diagnóstico da síndrome. Esta é uma doença autoimune rara, ou seja, o meu organismo ataca a si mesmo. É uma doença crônica, mas é tratável”.
Sinais e sintomas
Embora mais comum em mulheres de meia-idade, essa condição pode se manifestar em qualquer idade e também afetar homens.
Além de sintomas frequentes, como cansaço, dores articulares e inchaço, ela pode impactar diversos órgãos, como rins, pulmões, fígado, pâncreas, vasos sanguíneos e até o sistema nervoso central. É comum também o ressecamento de mucosas e da pele, especialmente no nariz, na região vaginal e na superfície cutânea.
Abordagem terapêutica
O tratamento pode incluir colírios lubrificantes, substitutos de saliva, medicamentos anti-inflamatórios, corticosteroides ou imunossupressores, variando conforme o caso. Apesar de não haver cura, o diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida. As informações são da Sociedade Brasileira de Reumatologia.