Ex-banqueiro do Goldman Sachs é processado por escândalo 1MDB

Ex-banqueiro do Goldman Sachs é processado por escândalo 1MDB

Um ex-banqueiro do grupo financeiro americano Goldman Sachs se apresenta em Nova York, nesta segunda-feira (6), depois de ser extraditado da Malásia, no âmbito de um acordo bilateral para enfrentar acusações de suborno do escândalo multibilionário do 1MDB.

Ng Chong Hwa, um malaio de 51 anos e ex-diretor administrativo do banco, acusado na Malásia e nos Estados Unidos, deve comparecer na tarde desta segunda-feira a um tribunal federal no Brooklyn, disse um porta-voz do gabinete do procurador-geral dos Estados Unidos.

Também conhecido como Roger Ng, o ex-banqueiro foi extraditado para os Estados Unidos na sexta-feira.

Primeiramente, ele terá de enfrentar as acusações perante a Justiça americana e, depois, na Malásia.

Segundo o procurador-geral da Malásia, Tommy Thomas, chegou-se a um acordo com as autoridades americanas para sua “extradição temporária” com o objetivo de permitir que “um processo seja conduzido sem a necessidade de se apresentar”.

“Roger Ng foi temporariamente entregue aos Estados Unidos em 3 de maio de 2019 e será devolvido à Malásia para enfrentar nossas acusações assim que os processos forem concluídos” nos Estados Unidos, acrescentou.

Um advogado de Ng disse à Bloomberg que ele vai negar as acusações criminais nos Estados Unidos, que incluem conspiração para cometer subornos e lavagem de dinheiro.

burs-jmb/dg/llu/gv/ll/tt