Campeão do mundo em 1998 com a seleção da França, o ex-jogador Thierry Henry, de 45 anos, declarou que o futebol internacional precisa de novas mudanças. Durante a transmissão do duelo entre Milan e Inter de Milão, pela semifinal da Champions League, o ídolo do Arsenal afirmou, no canal CBS Sports, que melhoraria cinco tópicos no esporte.

Segundo Henry, os cinco pontos que ele mudaria são:

1) Fim da cera: “Quando um time se recusa a jogar, fazendo cera, chutando a bola para fora, o juiz deveria poder marcar uma falta. Assim como no rúgbi tem o chute à 25 jardas da trave, você pode colocar a bola onde quiser. Só jogue futebol, essa é minha regra”.

2) Pontuação extra para times goleadores: “A equipe que marcar quatro ou mais gols deve ganhar um ponto, independente do resultado. A regra seria uma forma de incentivar times a buscar o gol”.

3) Ouvir a versão dos árbitros: “Juízes têm que falar com a imprensa após o jogo, por favor, e usar um microfone também. (…) O que me incomodava era que não havia explicações, eles simplesmente se escondiam”.

4) Cuidado com contratações: “Vi tantos jogadores chegarem a lugares sem ninguém saber se eles poderiam se adaptar ao lugar. Você sabe como ele é? Conhece sua história?”.

5) Substituições temporárias ao decorrer da partida: “Quando um jogador estiver fora de campo para tratar de lesão, o time poderá colocar outro atleta em seu lugar de maneira provisória”.