O ator Ewan McGregor gravou um vídeo na terça-feira, 31, para agradecer os fãs que fizeram Obi-Wan Kenobi ter a estreia mais assistida do Disney+ e aproveitou o momento para condenar os ataques racistas contra Moses Ingram, também do elenco.

“Parece que alguns fãs decidiram atacar Moses Ingram online, enviando-lhe as mensagens diretas mais horrendas e racistas. Eu ouvi algumas delas nesta manhã e isso partiu meu coração”, disse.

O ator ainda reforçou que quem envia essas mensagens “não é um fã de Star Wars”. “Nós estamos do lado de Moses. Nós a amamos. E se você estiver mandando mensagens de bullying, você não é um fã. Não há espaço para racismo neste mundo. Estou totalmente do lado de Moses”, seguiu.

O posicionamento veio depois da atriz compartilhar algumas mensagens agressivas e racistas que recebeu após a estreia da série. Em uma delas dizia que “os dias dela estavam contados”, enquanto outras a definiam como “uma contratação de fachada”.

A atriz lamentou que “não há nada que ninguém possa fazer para evitar esse tipo de ódio” e deixou claro que não é o tipo de pessoa que vai sorrir e acenar para esse tipo de situação. “O que me incomoda é essa expectativa de que eu fique calada enquanto recebo esses ataques. Acham que eu devo sorrir e aguentar. Eu não sou desse jeito”, disse.

Moses Ingram ainda agradeceu aos fãs e seguidores que a defendem nos comentários do Instagram. “Sobre o resto de vocês… Vocês são estranhos.”

O perfil oficial de Star Wars também repudiou os ataques e demonstrou apoio a ela: “Estamos orgulhosos em dar as boas-vindas a Moses Ingram à família Star Wars, e estamos empolgados com o desenrolar da história de Reva. Se alguém pretende fazê-la sentir-se indesejada, temos apenas uma coisa a dizer: nós resistimos. Existem mais de 20 milhões de espécies sencientes na galáxia de Star Wars; não escolha ser racista”.