Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Todas as mulheres vão engordar durante a menopausa? Embora seja verdade que seu corpo de 55 anos não será exatamente igual ao dos 25, você não deve confiar em quaisquer afirmações duvidosas que encontrar sobre o período. 

+ Como ter um sono melhor enfrentando os sintomas da menopausa

+ 4 dicas para melhorar a vida sexual após a menopausa

Apesar de o ganho de peso durante a menopausa acontecer com muitas mulheres, ele está longe de ser inevitável. Como tudo sobre envelhecer, as mudanças em seu corpo são parte de um processo natural que exige alguns ajustes no estilo de vida. Entenda com informações da “Good Housekeeping”.

Posso engordar durante a menopausa?

Mulheres tendem a ganhar mais peso não durante a menopausa, e sim durante os 30 anos. De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o peso médio das mulheres sobe três quilos entre os 20 e os 30 anos. Em seguida, cai um pouco nos 40, antes de subir cerca de dois quilos aos 50 e permanecer estável até cair novamente após os 70.

“Na verdade, não há ganho de peso associado à menopausa — isso é um equívoco”, garante Stephanie S. Faubion, diretora médica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa. Ela aponta que o pequeno aumento de peso na casa dos 50 anos — estimado em cerca de 680 gramas por ano — está ligado ao envelhecimento e não a quaisquer mudanças específicas causadas pelo período.

“Se você olhar para as mulheres na transição da menopausa, não há realmente uma mudança na escala, mas há uma mudança na composição corporal e onde temos gordura”, diz Stephanie.

O metabolismo desacelera durante a menopausa?

Outro equívoco comum diz respeito ao seu metabolismo. Isso porque a taxa metabólica do seu corpo não diminui até vários anos depois que você passou pela menopausa — e, mesmo assim, não diminui tanto.

Um grande estudo publicado na revista “Science” descobriu que o metabolismo permanece bastante estável dos 20 aos 60 anos. Depois disso, diminui cerca de 1% ao ano.

Como afirmou o coautor do estudo, Herman Pontzer, “há muitas mudanças fisiológicas que surgem com o crescimento e o envelhecimento. Pense na puberdade, menopausa, outras fases da vida. O que é estranho é que o momento de nossos ‘estágios metabólicos da vida’ não parece corresponder a esses marcos típicos”.

+ Menstruação ininterrupta e outros sintomas perigosos da pré-menopausa

Então por que parece que estou engordando?

“O estrogênio aumenta a capacidade de armazenar gordura, especialmente em nossos quadris e coxas”, explica Victoria Vieira-Potter, professora associada de nutrição e fisiologia do exercício da Universidade de Missouri (EUA).

“À medida que seus níveis de estrogênio diminuem durante a pré-menopausa e a menopausa, seu corpo começa a mudar, pois a gordura se move para a barriga”, relata Stephanie. É por isso, portanto, que suas calças podem estar mais apertadas na cintura, embora suas coxas pareçam mais finas.

Isso significa que, mesmo que os números em sua balança permaneçam similares aos de uma década atrás, aos 50 anos você provavelmente verá um aumento em sua porcentagem de gordura corporal e onde essa gordura é transportada em seu corpo. Essa mudança, entretanto, tem ramificações para sua saúde.

Como as mudanças afetam sua saúde

Unsplash

Apesar de a gordura nos quadris e no bumbum não estar ligada a doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e resistência à insulina, a gordura da barriga está. “É por isso que as mulheres mais jovens tendem a ser ‘metabolicamente protegidas’”, explica Victoria. Mais gordura no tronco geralmente é o resultado da gordura visceral — que fica bem no fundo, envolvendo seus órgãos, em oposição à gordura subcutânea nas coxas ou bumbum que você pode sentir com as mãos.

+ 6 alimentos que você deve evitar durante a menopausa

A gordura visceral tem sido associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, que é uma das principais causas de morte em mulheres na pós-menopausa. Também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e demência. Qualquer que seja o peso que você ganhe nessa idade, é mais provável que ele caia na cintura, o que é um bom motivo para se manter ativa.

No entanto, um número maior na balança à medida que você envelhece nem sempre é uma coisa ruim. Recentemente, um estudo da Universidade Estadual de Ohio (EUA) descobriu que adultos que começaram com peso médio aos 31 anos e gradualmente se tornaram acima do peso na idade adulta média ou tardia tinham o menor risco de mortalidade de todos os adultos.

De acordo com a Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP), esses quilos extras podem impedir que idosos com problemas gastrointestinais ou outros problemas alimentares fiquem perigosamente abaixo do peso, podem proteger contra a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e podem até ajudar a prevenir ossos quebrados durante uma queda.

Como a menopausa faz com que você engorde — indiretamente

Embora a menopausa em si não adicione quilos ao seu corpo, há muitas coisas que acontecem durante essa fase da vida que podem dificultar a manutenção de um peso estável – especialmente se você não estiver preparada para essas mudanças. 

A maior mudança pode estar na quantidade de atividade física que você pratica, de acordo com Victoria, que afirma que mulheres nessa fase se movem menos. Existem inúmeras razões para isso, mas duas das duas maiores são esta: é mais provável que você esteja exausta e não esteja com vontade. Ambos podem estar intrinsecamente ligados às ondas de calor da menopausa, como explica a professora de ginecologia e obstetrícia Lauren Streicher.

“As ondas de calor são sentidas por 80% das mulheres na menopausa e podem resultar em uma enorme interrupção do sono — não apenas no número de horas que você dorme, mas na qualidade dele”, diz ela. Além de te deixar cansada e desanimada para sair e se exercitar, isso também interrompe os níveis de leptina e grelina — hormônios que informam se você está com fome ou satisfeita — em seu cérebro. A falta de sono, em suma, também pode fazer com que você coma mais do que pretende.

A menopausa também está associada a um aumento da insônia no início do sono (o que significa que você leva mais de 30 minutos para adormecer), e as mulheres na pós-menopausa têm maior risco de apneia do sono. E você também pode estar se sentindo triste: as mulheres na menopausa também têm um risco maior de sofrer de depressão e ansiedade, que podem dificultar a motivação para se mover e ainda interferir no sono.

Como não engordar durante a menopausa

Conforme descrito, muitos dos sintomas da menopausa podem conspirar para que você passe mais tempo deitada, mas todos eles são tratáveis ​​se atrapalharem sua sensação de bem-estar.

Se você está preocupada com as mudanças em seu corpo e com o aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes e quer se sentir mais enérgica e preparada para enfrentar todos os planos que você tem para os 50 anos ou mais há três passos importantes que você deve seguir:

Encontre um treino que você ame

A primeira coisa que você deve fazer é começar a se mover se você parou. “No meu laboratório descobrimos que o exercício é extremamente benéfico não apenas para mitigar o ganho de peso e melhorar o metabolismo, mas também para melhorar o humor e o sono”, diz Victoria.

Stephanie acrescenta que incluir o treinamento de força com exercícios cardiovasculares é fundamental, já que você tende a perder massa muscular à medida que envelhece, e o músculo queima mais calorias do que gordura. 

“Em vez de encontrar os amigos para almoçar, encontre-os para passear”, sugere Lauren, que também ressalta que adotar um cachorro é um excelente motivo para sair e caminhar várias vezes ao dia.

Tenha um plano de alimentação saudável

As especialistas dizem que não há realmente nenhum consenso sobre um plano alimentar específico que seja melhor para mulheres na menopausa, embora as regras básicas de comer mais frutas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras e menos alimentos processados alimentos se aplicam. 

+ 6 alimentos que você deve evitar durante a menopausa

Pule qualquer dieta da moda que elimine grupos inteiros de alimentos e encontre algo que faça você se sentir bem enquanto se nutre a longo prazo.

Converse com seu médico sobre terapia hormonal

Se suas ondas de calor, suores noturnos, mudanças de humor e outros sintomas da menopausa estiverem atrapalhando sua saúde geral, pergunte ao seu médico se a terapia hormonal pode ser boa para você.

No final, contanto que você esteja vivendo um estilo de vida saudável e cuidando de si mesma, alguns quilos extras não são motivo de pânico. Mesmo que você não esteja pulando de alegria com a menopausa, as mudanças em seu corpo são apenas parte da compensação por não ter que se preocupar com cólicas menstruais e controle de natalidade, e focar em tudo o que você pode alcançar e desfrutar nas próximas décadas.