SÃO PAULO, 22 MAR (ANSA) – As instituições italianas no Brasil promovem nesta semana uma série de eventos para celebrar o poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321).   

Os eventos também acontecem por ocasião do “Dantedì”, ou “Dia de Dante”, em tradução livre, comemorado anualmente em 25 de março, data de início da viagem do poeta na “Divina Comédia”, sua obra-prima.   

Já nesta segunda-feira (22), entre 19h30 e 20h30 (horário de Brasília), o professor Giulio Ferroni, da Universidade La Sapienza de Roma, faz um bate-papo sobre a tradução literária italiana, tendo como foco o livro “L’Italia di Dante. Viaggio nel Paese della Commedia” (“A Itália de Dante: Viagem ao País da Comédia”).   

No dia 24, será lançado o canal no YouTube “Dante no Brasil”, uma colaboração entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que contará com leituras de trechos da obra do poeta.   

Já em 25 de março, no “Dantedì”, haverá uma série de eventos online para celebrar Dante Alighieri. A programação do dia começa com uma palestra virtual sobre as razões de se estudar Dante no Brasil (10h às 11h), seguida por uma apresentação no YouTube do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro do filme “Umana Divina Geometria” (11h às 12h).   

Às 15h, o foco será a “dantística lusófona”, com o lançamento do livro “Dante e Portugal: Presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia”.   

Às 19h, haverá uma leitura do canto XVII do “Inferno” na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, enquanto às 20h será a vez de uma palestra sobre a presença de Dante Alighieri na obra “Anarquistas, Graças a Deus”, de Zélia Gattai. Todos os detalhes da programação estão disponíveis nas páginas dos Institutos Italianos de Cultura.   

Já em Belo Horizonte, a Casa Fiat de Cultura, a Fundação Torino e o Consulado da Itália promovem o bate-papo “Do Inferno ao Paraíso: uma conversa sobre A Divina Comédia”, com o professor de literatura e história Riccardo Cassoli. O evento será realizado às 19h, com transmissão online ao vivo e participação gratuita. (ANSA).