SÃO PAULO, 8 MAI (ANSA) – A embaixada italiana em Brasília realizará no próximo dia 15 um evento para esclarecer dúvidas e orientar interessados em estudar na Itália.   

Chamado de “Estudar na Itália”, o encontro terá a presença do embaixador Antonio Bernardini e abordará temas como o formato do sistema acadêmico italiano, as bolsas oferecidas pelo governo, os procedimentos administrativos e as emissões de vistos de estudantes.   

Desde a fundação da primeira universidade em Bolonha, em 1088, a Itália contribui de forma determinante ao desenvolvimento do conhecimento nas áreas das ciências aplicadas graças à genialidade de cientistas como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei, fundadores do método científico. Sucessivamente, enquanto a linguagem da industrialização se propagava, Guglielmo Marconi criou as bases para a moderna comunicação wireless, inventando o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios. Mais recentemente, em um mundo mais consciente da importância desempenhada pela linguagem informática, a Itália se destacou desenvolvendo o primeiro computador que foi colocado à venda, conhecido como P101. Poucos anos depois, o físico Federico Faggin inventou o primeiro microprocessador.   

A Itália também é notória na linguagem da física graças a personalidades como Fabiola Giannotti, responsável pela recente descoberta do Bóson de Higgs, e nas neurociências, com a descoberta dos neurônios-espelhos por parte do neurofisiologista Giacomo Rizzolati.   

Atualmente, a Itália conta com 61 universidades públicas, 30 universidades particulares e 11 entes públicos de pesquisa, além de cursos de graduação de vanguarda, instituições AFAM (Alta Formação Artística, Musical e Corêutica) e 339 cursos ministrados em língua inglesa. SERVIÇO Estudar na Itália (evento em português) LOCAL: Embaixada da Itália em Brasília DATA: 15 de maio HORA: 16h ENTRADA FRANCA sujeita à lotação INSCRIÇÕES: Para garantir a sua participação envie um e-mail com seu nome para: eventos.brasilia@esteri.it (sua presença estará confirmada sem necessidade de e-mail de resposta).   

PROGRAMAÇÃO 16h: Saudação do Embaixador da Itália no Brasil Antonio Bernardini 16h10: O SISTEMA ACADÉMICO ITALIANO, Profa. Patrizia Magnasco, chefe do departamento escolar da Embaixada 16h45: AS BOLSAS DE ESTUDO OFERECIDAS PELO GOVERNO ITALIANO, Profa. Patrizia Magnasco, chefe do departamento escolar da Embaixada 17h: ESTUDAR NA ITÁLIA: UM TESTEMUNHO DIRETO, Profa. Michelle Alvarenga, Responsável Italiano sem Fronteiras – MEC 17h30: PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA ESTUDAR NA ITÁLIA: A PRÉ-INSCRIÇÃO, Dra. Alessandra Crimi, Chefe do Departamento Cultural da Embaixada 18h: EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE VALOR, Dra. Luisa Fantini, Departamento Cultural da Embaixada 18h30: PROCEDIMENTOS PARA A EMISSÃO DO VISTO DE ESTUDANTE, Dr.   

Giuseppe Patané, chefe da chancelaria consular da Embaixada (ANSA)