Europeus e Zelensky falarão com Trump após cúpula de Paris

WASHINGTON, 3 SET (ANSA) – Líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversarão por telefone com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima quinta-feira (4), após uma cúpula em Paris, com foco nas garantias de segurança para Kiev.   

Segundo anúncio feito pelo Palácio do Eliseu nesta quarta-feira (3), a reunião começará às 8h30 (horário local) e será copresidida pelos líderes da França, Emmanuel Macron, e do Reino Unido, Keir Starmer.   

A cúpula também contará com alguns membros participando pessoalmente em Paris e outros por videoconferência.   

Por volta das 12h, os líderes terão uma conversa por telefone com o presidente dos EUA, e uma hora depois participarão de uma coletiva de imprensa no Palácio do Eliseu.   

A expectativa é de que a cúpula em Paris discuta quais garantias de segurança podem ser dadas à Ucrânia para evitar ataques russos no futuro. Este tema tem dominado nas últimas semanas os esforços diplomáticos para encerrar a guerra com a Rússia.   

O governo de Zelensky exige uma força de paz europeia e garantias de defesa ao estilo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), caso sua adesão à aliança militar seja descartada. Por outro lado, Moscou insiste que nunca tolerará a presença de tropas ocidentais no território ucraniano.   

Em meio aos esforços pela paz e para um encontro entre Zelensky e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Trump enfatizou hoje que não tem nenhuma mensagem para o líder do Kremlin, principalmente porque “ele sabe” o que o republicano pensa.   

“Ele tomará uma decisão de uma forma ou de outra. Seja qual for a sua, ficaremos felizes ou infelizes, e se estivermos infelizes, vocês verão as coisas acontecerem”, afirmou.   

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, garantiu que “Putin continua a brincar com todos, fazendo propostas flagrantemente inaceitáveis”. (ANSA).