Os voos domésticos dos Estados Unidos foram cancelados na manhã desta quarta-feira (11) após uma falha em um dos sistemas de controle aéreo americano. Por conta disso, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, sigla em inglês) ordenou que as aeronaves permanecessem em solo. As informações são da ABC News.

“A FAA ainda está trabalhando para restaurar totalmente o sistema de Aviso para Missões Aéreas após uma interrupção. A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h da costa leste (11h no horário de Brasília) para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, informou o órgão por meio de nota.

O sistema afetado é responsável por enviar aos pilotos os perigos que podem surgir durante o voo e as restrições em tempo real.

Os cancelamentos também afetaram alguns aeroportos europeus. O de Barajas, em Madri (Espanha), afirmou que os voos com destino aos Estados Unidos estão com várias horas de atraso. O mesmo aconteceu nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris (França).

Por meio de uma publicação no Twitter, a FAA informou que está “realizando verificações de validação finais e recarregando o sistema”, finalizou.