Ainda que sem a seleção brasileira feminina em quadra, a fase final da Liga das Nações se iniciou nesta quarta-feira em Nanquim. E as equipes que triunfaram nos triangulares foram os Estados Unidos, um resultado que deixou o Brasil precisando de uma vitória sobre a Polônia para avançar às semifinais, e a Turquia.

Pelo Grupo B, o do Brasil, a seleção norte-americana derrotou a Polônia, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 21/25, 25/16, 25/15 e 26/24. A norte-americana Andrea Dewers foi a maior pontuadora da partida, com 23 pontos, um a mais do que a polonesa Malina Smarzek.

Com esse resultado, o Brasil pode garantir a sua passagem às semifinais da Liga das Nações já nesta quinta-feira, quando vai enfrentar a seleção polonesa a partir das 4 horas (de Brasília), em sua estreia nesta etapa da competição. Para isso, precisa vencer a equipe europeia por qualquer placar. No dia seguinte, no mesmo horário, enfrentará os Estados Unidos pela rodada final da chave.

No outro jogo do dia pela Liga das Nações, em compromisso válido pelo Grupo A, a seleção da Turquia derrotou a China por 3 a 1, com parciais de 25/22, 25/19, 22/25 e 25/22. A chinesa Yanhan Liu fez 21 pontos, três a mais do que a turca Gözde Yilmaz.

A turcas, agora mais perto das semifinais, vão duelar com a Itália nesta quinta-feira. Já na sexta-feira será a vez das italianas medirem forças com a seleção da China.