Mundo

EUA vão ‘pagar’ por boicote a Jogos de Pequim, diz China


PEQUIM, 7 DEZ (ANSA) – A China criticou nesta terça-feira (7) os Estados Unidos pela decisão de promover um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, marcados para fevereiro de 2022.   

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, os EUA vão “pagar” por isso e deveriam “parar de politizar o esporte e de interferir com palavras e ações contra as Olimpíadas de Pequim”.   

“Do contrário, vão minar o diálogo e a cooperação entre os dois países em uma série de questões internacionais e regionais”, ressaltou Zhao.   

Como não afetará os competidores olímpicos americanos, o boicote diplomático tem mais caráter simbólico do que prático, porém é mais um ingrediente na crescente tensão entre as duas maiores potências do planeta.   

“O chamado boicote diplomático dos Estados Unidos é uma farsa política que reflete a mentalidade da Guerra Fria”, criticou a missão chinesa na Organização das Nações Unidas (ONU).   

A medida é motivada pelas violações dos direitos humanos da minoria muçulmana uigur em Xinjiang e chega cerca de 20 dias depois de uma reunião virtual entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping.   

O encontro foi realizado para tentar esfriar a tensão entre EUA e China, objetivo ainda não alcançado. Além do boicote diplomático aos Jogos de Pequim, Biden excluiu a China de uma cúpula sobre democracia marcada para 9 e 10 de dezembro e convidou Taiwan, cuja posse é reivindicada pelo gigante asiático. (ANSA).   


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua