ROMA, 9 AGO (ANSA) – O Reino Unido sediará na tarde deste sábado (9) uma reunião entre altos funcionários dos Estados Unidos, da União Europeia (UE), Ucrânia e de vários países do bloco, incluindo Itália, para definir uma posição comum antes da cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, marcada para 15 de agosto, no Alasca.
A informação foi divulgada por um porta-voz da Comissão Europeia, confirmando a presença de um representante de Bruxelas na reunião em Londres.
Segundo relatos, membros dos governos da Itália, como o embaixador Fabrizio Saggio, conselheiro diplomático da premiê Giorgia Meloni, França, Alemanha e Polônia também estarão presentes.
“A UE continua a apoiar as negociações de paz para pôr fim à guerra de agressão da Rússia, com a Ucrânia à mesa e nas quais Kiev possa tomar decisões independentes e soberanas, as quais a UE apoiará”, declarou à ANSA o porta-voz de Bruxelas.
Em comunicado, Downing Street já havia confirmado que o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, e o vice-presidente dos EUA, J.D Vance, vão sediar uma reunião com conselheiros de Segurança Nacional europeus e americanos para discutir a iniciativa de Trump pela paz na Ucrânia.
A reunião será “um fórum crucial para discutir o progresso rumo a uma paz justa e duradoura”, afirmou o governo britânico, após um telefonema realizado entre Starmer e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Ambos os líderes saudaram o desejo de Trump de pôr fim a esta guerra bárbara e concordaram que devemos manter a pressão sobre Putin para que encerre sua guerra ilegal”, conclui o texto.
(ANSA).