O pré-candidato republicano Ted Cruz anunciou nesta quarta-feira a ex-diretora executiva da Hewlett Packard Carly Fiorina como sua companheira de chapa caso seja indicado para concorrer à presidência dos Estados Unidos.

“Se for indicado para concorrer à presidência dos Estados Unidos, terei como minha vice-presidente Carly Fiorina”, disse Cruz durante um comício em Indiana, onde ocorrerão primárias na próxima semana.

“Além de ser uma mulher de extraordinária inteligência, também é uma mulher de profundos princípios”, disse o senador ultraconservador de 45 anos, elogiando a experiência empresarial de Fiorina.

“Ela sabe que a chave do crescimento econômico não é mais e mais governo, e sim a mudança, com menos e menos governo”.

A nomeação da chapa presidencial geralmente ocorre durante as convenções partidárias; e a republicana será realizada no final de julho, em Cleveland, mas Cruz destacou que “esta corrida tem sido algo incomum”.

Aos 61 anos, Fiorina tem apoiado Cruz desde que abandonou a corrida pela indicação republicana, no dia 10 de fevereiro, e é uma severa crítica de Donald Trump e da pré-candidata democrata Hillary Clinton.

“Donald Trump e Hillary Clinton serão um desastre para esta Nação”, disse Fiorina, recebida com festa pelos partidários de Cruz.

Caso Cruz seja indicado como candidato republicano, Fiorina será a terceira mulher em uma chapa presidencial dos dois principais partidos dos Estados Unidos, após Geraldine Ferraro, em 1984, e Sarah Palin, em 2008.

Mas Cruz está longe de obter a indicação republicana, tendo como única opção uma convenção “aberta”, caso Trump não consiga o número de delegados necessários para garantir sua nomeação.

rsr/ahg/lr