Economia

EUA: Senado aprova com 67 votos começo de debates sobre pacote de infraestrutura


O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje com 67 votos o começo dos debates sobre a aprovação de um pacote de infraestrutura na Casa. Dentre os 100 legisladores, 32 se colocaram de forma contrária ao projeto. Todos os 50 democratas votaram de forma favorável à iniciativa que prevê US$ 550 bilhões para áreas como transporte e internet banda larga, e 17 republicanos apoiaram a proposta.

No plenário, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou, sobre a aprovação do pacote que “vamos fazer o trabalho, e estamos no caminho certo”. O legislador reforçou o “forte apoio bipartidário” que o começo dos debates alcançou. Mais cedo, a Casa Branca havia anunciado um acordo entre um grupo de senadores de ambos os partidos do país sobre o pacote.

Para o presidente Joe Biden, a iniciativa será “o mais significativo investimento de longo prazo em nossa infraestrutura e em nossa competitividade em quase um século”.

O grupo bipartidário de senadores realizou uma conferência de imprensa após a votação. O líder das negociações, o republicano Rob Portman, reforçou que os gastos serão realizados de forma diluída ao longo dos anos, e lembrou a importância de conseguir apoio entre as duas siglas para a proposta. “O que aconteceu nesta noite foi um grande passo. Precisávamos de 60 votos, e conseguimos ultrapassar nossos objetivos”, afirmou Portman.

Schumer reforçou que o objetivo do partido é passar tanto o projeto de “infraestrutura tradicional”, que conta com apoio republicano, quanto a proposta orçamentária democrata, que precisaria do processo conhecido como “reconciliação”. No segundo caso, a iniciativa, que conta com verbas para o combate às mudanças climáticas e à pobreza, pode ser aprovada sem o apoio mínimo de 60 senadores. A intenção, segundo o senador, é que ambos sejam finalizados durante o atual trabalho legislativo, antes do recesso de agosto.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio