Os Estados Unidos impõem sanções econômicas a oito líderes e tenentes do cartel mexicano Nova Família Michoacana por tráfico de fentanil, cocaína e metanfetamina, além do contrabando de migrantes através da fronteira com o México, informou o Departamento do Tesouro nesta quinta-feira (20).

Os sancionados “realizaram atos atrozes, desde o controle das rotas de drogas até o tráfico de armas, lavagem de dinheiro e assassinato”, declarará em Atlanta (sudeste) a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, segundo o texto distribuído à imprensa antes de seu discurso.

A Nova Família Michoacana costumava traficar metanfetamina, mas nos últimos anos expandiu sua atividade para a produção de fentanil, que é contrabandeado para os Estados Unidos através da fronteira “por meio de ônibus, entre outros meios de transporte”, disse o Departamento do Tesouro em um comunicado. Uma vez lá dentro, ele envia a droga para cidades como Atlanta, Houston, Dallas, Tulsa, Chicago e Charlotte.

Washington também acusa o cartel de estar envolvido no tráfico de pessoas.

“Por exemplo, os membros da Nova Família Michoacana encenam fotografias e vídeos que retratam pessoas sob interrogatório ou em risco de serem mortas”, com os quais os migrantes “alegam falsamente às autoridades de imigração dos EUA sua suposta necessidade de pedir asilo”, diz o comunicado.

Em troca, os migrantes lhes pagam dinheiro.

Eles também são forçados a transportar drogas e, se os migrantes “não cumprirem a ordem de vender as drogas fornecidas pela Nova Família Michoacana, eles são informados de que eles e suas famílias serão mortos”, diz a declaração.

Além disso, o cartel, “um dos mais poderosos e violentos do México”, usa trabalhadores da indústria do tabaco para o tráfico de drogas, acrescenta.

Paralelamente às sanções do OFAC, a Rede de Luta contra os Crimes Financeiros (FinCEN) do Tesouro emitiu um alerta com informações para ajudar os bancos e outras instituições financeiras dos EUA a se protegerem contra atividades relacionadas ao fornecimento de fentanil.

erl/nn/aa/dd