EUA realizam 3ª apreensão de petroleiro ligado à Venezuela na semana

NOVA YORK, 9 JAN (ANSA) – Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (9) a terceira apreensão de um petroleiro ligado à Venezuela na semana.   

A captura do navio Olina, no Mar do Caribe, se deu mediante uma operação coordenada pelos Departamentos de Defesa e de Segurança Interna, segundo um relatório do Comando Sul dos EUA, tendo ocorrido antes do amanhecer, envolvendo fuzileiros navais que partiram em helicópteros para realizar a abordagem.   

Em comunicado, o comando americano afirmou que a ação envia uma “mensagem clara” de que “não há refúgio seguro para criminosos”, como parte dos esforços de Washington para combater supostas atividades ilegais transnacionais no Hemisfério Ocidental.   

Segundo a nota, não houve resistência durante a apreensão, sem especificar o número de detidos.   

Em uma publicação no Facebook, a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse que o Olina era “mais um petroleiro da ‘frota fantasma’ suspeito de transportar petróleo embargado” e foi apreendido após “deixar a Venezuela tentando escapar das forças americanas”.   

Durante a semana, os EUA apreenderam as embarcações Marinera, conhecida anteriormente por Bella-1, e M/T Sophia. (ANSA).