Comportamento

EUA prestes a eleger sua primeira prefeita socialista em seis décadas

EUA prestes a eleger sua primeira prefeita socialista em seis décadas

(Arquivo) Eleitores comparecem para votação na Carolina do Norte, nos Estados Unidos - AFP


Os Estados Unidos se preparam para eleger sua primeira prefeita socialista de uma grande cidade em 60 anos, depois de uma grande reviravolta nas primárias democratas, noticiou a imprensa local nesta quarta-feira (23).

India Walton, uma enfermeira e ativista comunitária de 38 anos, derrotou o prefeito de Buffalo, Nova York, na terça-feira, que concorre ao quinto mandato consecutivo.

Walton, que se tornou mãe aos 14 anos e abandonou a escola antes de estudar enfermagem, provavelmente será eleita prefeita da cidade nas eleições de 2 de novembro, já que não há candidatos republicanos na disputa.

Buffalo, com uma população de 255.000 habitantes, é um local de apoio esmagador ao Partido Democrático do presidente Joe Biden.

Walton liderava a apuração com 52% dos votos nesta quarta-feira, frente a 44% do prefeito Byron Brown, de 62 anos. A maioria dos votos já foram contabilizados.

A candidatura de Walton foi apoiada pelos Socialistas Democratas dos Estados Unidos (DSA) e pelo Partido das Famílias Trabalhadoras, de esquerda.

Se eleita conforme indicado, Walton se tornará a primeira prefeita socialista de uma grande cidade americana desde a época de Frank Zeidler, que governou a cidade de Milwaukee em Wisconsin de 1948 a 1960, informou o New York Times, a NBC e a CNN.

Sua vitória é o mais recente sucesso do movimento socialista democrata do país.

Quatro de seus candidatos foram eleitos para a Câmara dos Deputados desde 2018, incluindo a estrela da ala esquerda do Partido Democrata, Alexandria Ocasio-Cortez.

Nos Estados Unidos, os republicanos costumam rotular o DSA de comunista, mas o movimento se assemelha mais ao socialismo europeu ocidental e aceita os princípios do livre mercado.

Depois de trabalhar como enfermeira por anos, Walton recentemente se tornou assistente social e dirigiu uma organização de auxílio habitacional.

“Como a terceira cidade média mais pobre do país, devemos estudar como acabar com a concentração da pobreza e das desigualdades, e uma orientação socialista democrata é um passo importante para alcançar isso”, disse ela ao Buffalo News.

Walton propõe reformar a polícia local para aumentar a transparência, definir um teto para os aluguéis e criar um banco público regional.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago