EUA pedem para americanos não irem ao aeroporto de Cabul

ROMA, 21 AGO (ANSA) – A embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão emitiu um alerta de segurança aconselhando que seus cidadãos não se dirijam ao aeroporto internacional de Cabul, que concentra as operações de evacuação de estrangeiros e refugiados.   

Segundo a sede diplomática americana, existem “potenciais ameaças à segurança” fora dos portões do aeroporto, já que todas as estradas de acesso ao local estão sob controle do grupo fundamentalista islâmico Talibã.   

Em nota divulgada em seu site, a embaixada diz que cidadãos dos EUA só devem ir ao aeroporto se “receberem instruções individuais de um representante do governo americano”. “Vamos contatar cidadãos americanos registrados conforme a situação de segurança mudar para fornecer novas instruções”, diz o comunicado.   

O aeroporto internacional de Cabul vive uma situação caótica desde o último fim de semana, quando o Talibã tomou a capital sem enfrentar resistência e reassumiu o poder no Afeganistão 20 anos depois de ter sido derrubado pela invasão americana.   

Apesar de o aeroporto estar sob controle de militares dos EUA, milhares de afegãos se aglomeraram no local para tentar entrar em voos de evacuação, sendo que alguns chegaram até a se pendurar do lado de fora de aeronaves.   

Pelo menos duas pessoas morreram ao cair de um avião militar dos Estados Unidos após a decolagem. (ANSA).