EUA ordenam evacuação parcial de bases militares no Oriente Médio

NOVA YORK, 14 JAN (ANSA) – Os Estados Unidos começaram a retirar partes de seu contingente militar de bases estratégicas no Oriente Médio, devido à escalada das tensões com o Irã.   

Segundo informações de um funcionário americano a Reuters, nesta quarta-feira (14), as transferências se devem às ameaças iranianas de atingir quarteis dos EUA em caso de um ataque de Washington contra Teerã.   

Entre as bases que receberam ordens de evacuação parcial está a do Catar. Localizada a 190 quilômetros ao sul do Irã, a Al-Udeid é a maior instalação americana no Oriente Médio, tendo sido alvo de ataques iranianos em junho de 2025 em retaliação aos bombardeios americanos contra instalações nucleares do país persa.   

“O Catar continua a implementar todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança de seus cidadãos e residentes como prioridade máxima, incluindo ações relacionadas à proteção de infraestrutura crítica e instalações militares”, diz um comunicado emitido hoje pelo Gabinete de Imprensa Internacional do país.   

Em meio à violenta repressão do governo de Teerã contra manifestantes em diversas cidades da nação, o presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou que os “assassinos e abusadores” pagarão um “preço alto” por reprimir seu povo. (ANSA).