EUA não usou ‘todas as suas ferramentas’ para pressionar Rússia, diz chefe da diplomacia da UE

A chefe da diplomacia da União Europeia, a estoniana Kaja Kallas, afirmou nesta terça-feira (22) que os Estados Unidos não utilizaram todas as suas ferramentas para pressionar a Rússia, e acusou o Kremlin de tentar ganhar tempo com a trégua de Páscoa.

Segundo Kallas, a Rússia “não respeitou a trégua” e “está claro” que o governo russo está “fazendo jogos e não quer realmente a paz”.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou se distanciar dos esforços para encerrar a guerra da Ucrânia, caso não observasse um rápido progresso por parte de russos e ucranianos.

Trump declarou posteriormente que esperava um acordo de paz entre Moscou e Kiev “esta semana”, e prometeu “grandes negócios com os Estados Unidos” para ambos os países caso houvesse um cessar nas hostilidades.

Para Kallas, o anúncio da Rússia sobre uma trégua de 30 horas durante o fim de semana da Páscoa cristã foi uma estratégia para evitar que o presidente americano “perdesse a paciência” com o governo russo.

As autoridades de Moscou “acham que o tempo está do lado deles, portanto, não estão realmente demonstrando nenhuma boa vontade para evitar que Trump perca a paciência”.

De acordo com a chefe da diplomacia da UE, os aliados europeus da Ucrânia esperavam que Washington adotasse uma linha mais dura com a Rússia antes de abandonar os esforços de negociação.

Os aliados da Ucrânia se reunirão em Londres na quarta-feira para discutir as propostas americanas para acabar com a guerra.

“Precisamos ver evidências confiáveis do lado russo de que estão cumprindo este acordo antes de darmos passos” para suspender as sanções impostas à Rússia, disse Kallas.

del/ahg/mb/yr/aa