MILÃO, 4 FEV (ANSA) – Representantes dos comitês olímpicos dos Estados Unidos decidiram mudar o nome do espaço de hospitalidade para atletas nas Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, de “Ice House” para “Winter House”.
A alteração ocorre após protestos generalizados nos Estados Unidos e na Itália em relação ao papel e à conduta dos agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE).
Desta forma, a mudança remove a palavra “Ice”, que é idêntica ao nome da força de segurança que está no centro de uma controvérsia pelo uso excessivo de violência.
Localizado no Hotel Aethos, o espaço é destinado aos atletas norte-americanos das modalidades de hóquei no gelo, patinação artística e patinação de velocidade e voltado também a familiares, patrocinadores e parceiros.
Segundo os comitês US Figure Skating, USA Hockey e US Speedskating, responsáveis pelo espaço, o novo nome reflete melhor o espírito dos Jogos e a estação do ano.
No último mês, protestos contra o ICE se espalharam pelos Estados Unidos e ganharam eco também na Itália depois que autoridades americanas anunciaram que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega seriam enviados para apoiar operações de segurança ligadas às Olimpíadas de Inverno.
O ICE está sob escrutínio após o assassinato de dois cidadãos americanos durante operações contra imigrantes em Minneapolis, nos EUA. (ANSA).