ROMA, 13 FEV (ANSA) – Os Estados Unidos enviaram o maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio, em meio às pressões do presidente Donald Trump contra o regime dos aiatolás no Irã.
Segundo a imprensa americana, o USS Gerald R. Ford recebeu a ordem de zarpar do Mar do Caribe, onde estava como apoio às operações que levaram à captura do então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enquanto Trump ainda estuda a hipótese de realizar uma ação militar no Irã. O Pentágono não comentou o deslocamento.
Com isso, os EUA terão dois porta-aviões no Oriente Médio, juntando-se ao USS Abraham Lincoln. A Casa Branca tem pressionado Teerã a fechar um acordo sobre seu programa nuclear, aproveitando o rescaldo da onda de manifestações que abalou o regime dos aiatolás no início do ano.
Os dois países iniciaram conversas indiretas na semana passada, e o Irã, que alega que seu programa nuclear tem fins pacíficos, disse recentemente que estaria disposto a diluir seu urânio enriquecido em troca do fim das sanções.
Em junho passado, os EUA já bombardearam instalações de energia atômica iranianas, e Trump chegou a dizer que o programa nuclear do país havia sido aniquilado. (ANSA).