EUA liderará em fevereiro na Polônia uma cúpula centrada no Irã

EUA liderará em fevereiro na Polônia uma cúpula centrada no Irã

Os Estados Unidos liderarão em fevereiro uma cúpula internacional na Polônia para promover a estabilidade no Oriente Médio, centrada na influência do Irã na região, anunciou o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo.

“Vamos reunir dezenas de países do mundo inteiro”, anunciou Pompeo em uma entrevista divulgada nesta sexta-feira (11) pelo canal de televisão Fox News, realizada durante uma viagem do secretário de Estado americano à região.

O encontro, que acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro na Polônia, se centrará “na estabilidade, paz, liberdade e segurança no Oriente Médio”, explicou o chefe da diplomacia. “E isso inclui um elemento importante que é assegurar que o Irã não tenha uma influência desestabilizadora”, acrescentou.

Pompeo chegou nesta sexta ao Bahrein, a primeira etapa de uma viagem às monarquias petroleiras do Golfo. Antes havia viajado à Jordânia, ao Iraque e ao Egito.

Com essa viagem, Washington tenta estreitar alianças que, em algumas ocasiões, ficaram danificadas por acontecimentos recentes, como o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi na Turquia e o anúncio da retirada americana da Síria.