As forças americanas destacadas na região do Mar Vermelho realizaram “com sucesso” cinco ações defensivas para frustrar ataques aéreos e terrestres de áreas controladas pelos rebeldes huthis do Iêmen, informou o Pentágono neste domingo (18).

Os ataques ocorreram às 12h GMT (9h de Brasília) e às 17h GMT (14h) e fazem parte de uma série de ações dos Estados Unidos e de seus aliados contra as ofensivas dos huthis a navios comerciais que transitam pelo Mar Vermelho.

Destaca-se entre eles um ataque contra “o primeiro submarino autônomo utilizado pelos huthis”, detectado pelos americanos desde o início da ofensiva, segundo um comunicado do Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) – que abrange o Oriente Médio (mais Egito na África), algumas áreas do sul asiático e Ásia Central.

Os insurgentes, apoiados pelo Irã, aumentaram desde novembro suas ações contra navios mercantes no Mar Vermelho e no Golfo de Áden.

Segundo os huthis, seus alvos são navios ligados a Israel, em “solidariedade” aos palestinos da Faixa de Gaza, onde Israel realiza intensos bombardeios e operações terrestres contra o Hamas, em um conflito desencadeado pelo violento ataque do movimento islamista em 7 de outubro.

As tensões no Mar Vermelho obrigaram muitas companhias marítimas a evitarem essa rota, pela qual normalmente circula 12% do comércio mundial.

bbk/caw/mel/llu/ic/rpr