EUA interceptam 2º petroleiro na costa da Venezuela; veja vídeo

Interceptação ocorre em meio a bloqueio petroleiro e intensificação do cerco da Casa Branca sobre o regime de Nicolás Maduro

Donald Trump e Nicolás Maduro, presidentes de EUA e Venezuela
Donald Trump e Nicolás Maduro, presidentes de EUA e Venezuela Foto: REUTERS/Montagem IstoE

Os Estados Unidos interceptaram um novo navio petroleiro na costa da Venezuela neste sábado, 20, no momento em que o presidente Donald Trump aumenta a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro com um bloqueio petroleiro.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a secretária de Segurança Interna americana, Kristi Noem, confirmou a interceptação e afirmou que os EUA “continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado que é usado para financiar o narcoterrorismo na região“. Veja abaixo:

O cerco dos EUA à Venezuela

Citando um funcionário americano e duas fontes do setor petrolífero venezuelano, o jornal The New York Times informou que a embarcação interceptada era um navio de bandeira panamenha que transportava óleo cru, havia partido recentemente da Venezuela e se encontrava em águas caribenhas.

+Cúpula do Mercosul: Lula e Milei divergem sobre pressão dos EUA na Venezuela

A rede de TV CNN reportou que a operação foi apoiada pelo Exército dos EUA e ocorreu em águas internacionais. A Guarda Costeira americana e o Pentágono não comentaram as informações. O governo venezuelano também não se pronunciou oficialmente.

Para justificar a pressão militar no litoral latino e as sanções econômicas impostas sobre Caracas, o governo Trump acusa Maduro de chefiar uma rede de narcotráfico. Pressionado para renunciar e interromper o cerco, o líder autoritário venezuelano nega a acusação.