EUA impõem sanções contra Coreia do Norte

WASHINGTON, 12 JAN (ANSA) – Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra cinco pessoas envolvidas no programa de armamentos balísticos da Coreia do Norte.   

A medida chega após dois testes de mísseis em um período de menos de uma semana, projéteis que o regime de Kim Jong-un diz serem hipersônicos.   

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, os cinco alvos das sanções são responsáveis por “obter itens para armas de destruição em massa e ligados a programas de mísseis balísticos”.   

“As ações de hoje, parte dos esforços dos Estados Unidos para enfrentar programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos, miram o uso contínuo de representantes no exterior para obter ilegalmente itens para armas”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson.   

Segundo ele, o último disparo feito pela Coreia do Norte é “mais uma evidência” de que o país continua desenvolvendo “programas proibidos, apesar dos apelos da comunidade internacional por diplomacia e desnuclearização”.   

Pyongyang diz ter lançado dois mísseis hipersônicos nos dias 5 e 11 de janeiro, dando mais um sinal de retomada em seu programa armamentista.   

Tanto a Coreia do Sul quanto os EUA cobram que o Norte retorne ao diálogo, travado desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral com Kim em Hanói, no Vietnã. (ANSA).