EUA: governo federal processa município por impedir construção de mesquita

EUA: governo federal processa município por impedir construção de mesquita

O governo federal americano está processando autoridades de uma cidade da Pensilvânia (leste dos EUA) por negar a uma associação muçulmana a permissão para construir uma mesquita.

Com quatro acusações, entre elas a de discriminação religiosa, a denúncia judicial foi apresentada contra o distrito de Bensalem, de cerca de 60.000 habitantes, situado 30km ao nordeste da Filadélfia, de acordo com o comunicado do Departamento de Justiça americano.

A ação afirma que a recusa da prefeitura à congregação Bensalem Masjid “impôs uma carga substancial a seu exercício religioso”, tratando-a “menos favoravelmente do que trata organizações não religiosas”, além de “discriminá-la com base na religião”.

“De acordo com as alegações na demanda, as autoridades municipais colocaram limitações irrazoáveis às congregações religiosas, por meio das regulações do uso de terra”, afirmou o Departamento de Justiça.

O município de Bensalem não tem uma única mesquita. A congregação muçulmana organiza suas orações em uma instalação dos bombeiros, alugada por uma organização religiosa que lhe cede o espaço uma vez por semana, às sextas-feiras.

Depois de procurar desde 2008, em vão, as poucas propriedades habilitadas para fins religiosos para sua mesquita, a organização alugou com opção de compra em 2012 três terrenos situados em outra área.

Como, em alguns casos de outras organizações religiosas, a prefeitura aceitou conceder isenções a suas regulações de uso de terra, Bensalem Masjid iniciou as negociações com as autoridades do município para conseguir a autorização para erguer o templo. Essa possibilidade lhe havia sido sistematicamente negada até o momento.