Os Estados Unidos, a Austrália e a França se classificaram às quartas de final da Copa do Mundo de Basquete da China-2019, neste sábado, enquanto o Brasil foi derrotado pela República Tcheca e não depende mais só de si para seguir vivo na competição.

Os americanos, sempre favoritos ao título, encararam a Grécia do MVP da NBA, o ala-pivô Giannis Antetokounmpo, e levaram a melhor, liderados pelo All Star Kemba Walker (15 pontos), vencendo por 69 a 53.

A Grécia só não foi eliminada da competição graças à derrota do Brasil, superado facilmente pela República Tcheca por 93 a 71.

Essas três equipes disputam agora a última vaga nas quartas de final e a situação do Brasil é complexa: Se perder para os Estados Unidos, estará eliminado. Se a Grécia vencer a República Tcheca, o Brasil precisará vencer os americanos e, se os tchecos superaram os gregos, o Brasil terá que superar os americanos por pelo menos 22 pontos de vantagem.

Já a Austrália garantiu seu bilhete nas quartas ao vencer a República Dominicana por 82 a 76, assim como a França, que derrotou a Lituânia por 78 a 75.

fbx/ll/am