Os Estados Unidos estão negociando com os rebeldes xiitas huthis no Iêmen, visando a uma solução para a guerra neste país, informou nesta quinta-feira David Schenker, secretário de Estado assistente para o Oriente Médio.

É a primeira vez que um oficial americano menciona publicamente que estão ocorrendo conversações entre o governo do presidente Donald Trump e os rebeldes huthis do Iêmen, que controlam a capital Sanaa e grandes áreas do norte do país.

“Estamos em negociações, na medida do possível, com os huthis para tentar encontrar uma solução negociada mutuamente para o conflito”, disse David Schenker a repórteres.

“Nós nos concentramos nos esforços para acabar com a guerra no Iêmen”, disse o diplomata em entrevista coletiva na base aérea de Al Jarj, ao sul de Riad.

“Trabalhamos com o enviado da ONU no Iêmen, Martin Griffiths, e estamos em contato próximo com nossos parceiros sauditas”, acrescentou.

A Arábia Saudita lidera uma coalizão que interveio militarmente no Iêmen desde março de 2015 contra os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã.

O Wall Street Journal informou na quarta-feira que os Estados Unidos estavam se preparando para iniciar negociações diretas com os huthis.

c/mh/vl/es/age/cn