Economia

‘EUA estão cada vez mais em risco com ações da China’, diz Pompeo

‘EUA estão cada vez mais em risco com ações da China’, diz Pompeo

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo (centro), em entrevista coletiva no Departamento de Estado, em Washington, em 7 de janeiro de 2020 - AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta segunda-feira, 13, que os Estados Unidos estão “cada vez mais em risco com ações da China”, ao se referir a questões de propriedade intelectual e compartilhamento de tecnologia relacionadas ao país asiático.

Segundo ele, empresas chinesas compartilham informações com o setor militar. “Temos que impedir que a China use nossa tecnologia contra nós”, disse o secretário, em um evento no Commonwealth Club, na Califórnia. Ele acrescentou que “há sérios riscos para a segurança nacional” no compartilhamento de tecnologia com o país asiático e que o presidente americano, Donald Trump, “está agindo para confrontar a China”.

Pompeo declarou que a chamada “fase 1” do acordo comercial sino-americano é um “avanço” e que os EUA precisam fazer com a China cumpra o que prometeu. “Estou convencido de que podemos cooperar com a China”, afirmou. O pacto preliminar entre Washington e Pequim deve ser assinado na quarta-feira, 15, em uma cerimônia na Casa Branca.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior