O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que os Estados Unidos estão “em conversas” com a China para alcançar um acordo sobre as tarifas, em meio a uma guerra comercial entre as duas maiores potências mundiais.
“Sim, estamos em conversas com a China”, declarou Trump a jornalistas. “Devo dizer que eles nos contataram várias vezes”, acrescentou. Os Estados Unidos aplicam um mínimo de 145% em tarifas sobre produtos chineses, ao que Pequim respondeu com tarifas de até 125% sobre bens americanos.
Mas Trump se mostrou cauteloso quando foi questionado se havia falado diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping, apesar de já ter dado pistas no passado de que isso teria ocorrido.
“Nunca disse se isso aconteceu ou não”, respondeu. “Não é apropriado.”
Perguntado pelos jornalistas se Xi havia entrado em contato com ele, Trump respondeu: “Pode-se pensar que é bastante óbvio que isso aconteceu, mas falaremos sobre isso em breve.”
A administração Trump está travando uma guerra tarifária com a China, sua rival, o que tem preocupado os mercados mundiais.
“Acho que vamos alcançar um acordo muito bom com a China”, disse mais cedo na Casa Branca, ao lado da chefe de governo italiano, Giorgia Meloni.
dk-els/eml/erl/mel/am